01 ABR 2021
PREFEITURA INAUGURA CENTRO DE TRATAMENTO PRECOCE CTP - COVID-19
A Prefeitura de Padre Bernardo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou, na manhã desta quarta-feira, 31 de março, o Centro de Tratamento Precoce –CTP – COVID-19,  para o enfrentamento  ao Coronavírus.

A estrutura foi montada na área Especial 5, no Setor Oeste, no antigo PSF Clarismundo Silva Rocha, que recebeu uma super reforma e todas as adequações necessárias, para atender a população com qualidade e conforto.

O prefeito Joseleide Lázaro, juntamente com a presença da primeira Dama Andressa Franciele, dos vereadores e dos secretários deram o pontapé inicial para que as pessoas do município sejam acolhidas nessa unidade, que é exclusiva para os casos relacionados à doença. Dessa forma o hospital poderá atender os outros pacientes, que não estão acometidos com a Covid, com mais segurança e sem o risco de contaminação.

Ao serem atendidos, os pacientes serão avaliados por um clínico médico e questionado sobre os sintomas como febre persistente, tosse seca, dores no corpo e falta de ar. Em seguida, os pacientes serão orientados quanto ao tratamento adequado e receberá os medicamentos.

Além do atendimento aos casos suspeitos, com realização de testes PCR, o serviço vai fazer o acompanhamento dos pacientes que se recuperam da Covid -19 em casa e possíveis casos que precisam de internação.

O CPT está equipado com aparelhos de circuito respiratório completo, contando com uma sala de espera e atendimento, uma sala de observação com suporte para atender quatro pacientes, uma sala de parada com todas as medicações necessárias, dois ventiladores pulmonares, sendo um reserva, 06 leitos com monitores e 06 bombas de infusão.

Estes aparelhos são equipamentos de UTI’s e alguns são recarregáveis e portáteis, que poderão dar suporte, se houver a necessidade de remover um paciente até outra localidade.

“O grande diferencial desta unidade de referência, que estamos entregando hoje será o tratamento de forma rápida e precoce, tão logo seja feito o diagnóstico e sem ter que esperar que o paciente piore o quadro de saúde para iniciar o tratamento.” Explica o prefeito Joseleide.

Agradecemos o apoio da Câmara Municipal através do presidente Reinaldo de Souza ( Dudu da Taboquinha), os vereadores que estiveram presentes na inauguração, Branco Policiena, Junior da saúde, Oseas Soares, Harlyson Lemos, Rafael Pires, Júnior do esporte, Mariano Fernandes e Renato Ubaldino.

Agradecemos também aos secretários que marcaram presença, Secretária de Saúde Vanderléia Gonçalves; Secretário de Educação, Fernando Santos; Secretária de Finanças, Poliana Couto; Secretária de Controle Interno, Neuziane Duarte; Secretária de Juventude, Desportos e Turismo Santina Gonçalves; Secretário de Obras, Anderson Thomaz; Secretária de Meio Ambiente, Daiana Cavalcante e da Chefe de Gabinete, Fabiana Soares.

Vídeo Vinculado
03/04/2021